São Luís

A capital do Maranhão foi fundada em 1612 pelos franceses e pensada arquitetonicamente pelos portugueses. As ruas são decoradas com inúmeros casarões dos séculos 18 e 19, em sua maioria tombados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), devido às construções dos lusitanos que lá chegaram. Atualmente, as construções antigas, que antes funcionavam como os solares dos barões, são utilizadas de diversas formas, principalmente como restaurantes, lojas e centros culturais.

A cidade é conhecida justamente por manter as tradições de sua história. Uma delas é o Bumba-Meu-Boi. A representação folclórica traz ao público muita música, dança e teatro. A festa acontece durante os meses de junho e julho, trazendo pessoas de todo o mundo para festejar nas ruas de São Luís.

Falando em música, a capital maranhense ganhou o apelido de “Jamaica do Brasil” por causa da forte presença do reggae dentro das baladas, dos bares e das rádios da cidade. Não tem como ir para São Luís sem ouvir uma música sequer de reggae, principalmente do rei Bob Marley.

O município é dividido pelo Rio do Anil. De um lado está a parte mais nova da capital do Maranhão, repleta de prédio que arranham o céu, restaurantes rebuscados e diversos shoppings centers. A ligação entre as duas partes é feita por meio da ponte José Sarney.

Não é necessário pensar mais de uma vez antes de decidir reservar seu quarto em uma das pousadas em São Luís localizadas perto das praias. Apesar de elas não serem a principal atividade turística da cidade, não há quem não resista a colocar o pé na areia e tomar um banho de água salgada.

O passeio que realmente não pode ficar de fora do roteiro da viagem é pelo Centro Histórico. A região faz parte do bairro da Praia Grande e possui quase três mil construções. Faça uma caminhada durante uma tarde, observados todos os detalhes da arquitetura dos casarões. Admire a luminosidade do local depois que o sol se põe e aproveite para tirar muitas fotos.

Após você se instalar em um dos hotéis em São Luís, não perca tempo e vá conhecer o sabor da gastronomia maranhense. Farinha e frutos do mar são os temperos da maioria dos pratos, que sofrem forte influência africana, indígena e portuguesa. Prove o prato mais famoso de lá, o arroz-de-cuxá.

Pousadas e Hotéis em São Luís

Fotos de São Luís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *