Paraty

Entre o mar e a montanha, fica a pequena Paraty.

As origens coloniais da cidade estão por toda a parte. Andando pelas suas ruas de pedra, pode-se observar a riqueza histórica na arquitetura dos casarões, coloridos sobrados e antigas igrejas, dando a algumas delas o título de patrimônio histórico. É o caso da Igreja Matriz, no Centro Histórico, um dos mais tradicionais cartões postais da cidade. E para conhecer as ruas irregulares o jeito mesmo é andar, já que o tráfego de carros foi proibido, o que confere uma atmosfera ainda mais tranquila à cidade.

Mas para quem gosta da caminhada como esporte, Paraty oferece diversas trilhas como a Travessia de Juatinga e passeios que levam a paradisíacos destinos cercados por parques ecológicos. O local é tido como um dos mais preservados do país, abrigando praias selvagens como as da Vila Trindade, há poucos quilômetros ou a Praia do Sono, relíquias ainda selvagens para se descobrir. São mais de 60 ilhas e 90 praias, com locais propícios também ao surf, canoagem, vela e mergulho. A Baía de Ilha Grande é a mais recomendada para mergulhar. Cachoeiras também fazem parte do cenário local, com destaque para a Pedra Branca e Tobogã, feitas para se relaxar em suas piscinas naturais. E para quem gosta de ir mais longe, pode-se visitar aldeias guaranis nos arredores, mas é preciso autorização. Ou então, é possível passear de barcos pela costa.

A vida cultural fervilha em Paraty. Basta dar uma voltinha para surpreender-se com músicos e artistas de rua, tanto é que a cidade é palco da Mostra Rio – São Paulo de Teatro de Circo todo ano. Grupos importantes como os Contadores de Histórias têm sua sede em Paraty, apresentando espetáculos semanais de teatro de bonecos para o público. Mas é no FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty que a cidade é invadida por leitores e escritores nacionais e estrangeiros ávidos por uma temporada de palestras, oficinas, shows e feiras. A cidade tem atraído cada vez mais olhares diversos para sua história e beleza.

Quanto à rede hoteleira, pode-se dizer que não há hotéis em Paraty, mas sim pousadas em Paraty. A maioria delas conserva suas origens coloniais e ostenta um charme que conquista os turistas e os convida a retornar em breve.

Hotéis e Pousadas em Paraty

Fotos de Paraty

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *