Ilha Grande

Preservação é palavra de ordem em Ilha Grande, a maior ilha do litoral de Angra dos Reis. Com quatro unidades de proteção ambiental (Parque Estadual da Ilha Grande, Marinho do Aventureiro, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e APA de Tamoios) e acesso limitado, Ilha Grande conserva ampla reserva de mata atlântica e rica vida marinha. No centrinho não é permitida a entrada de carros, só é possível chegar até lá de barco em viagem de cerca de uma hora e meia.

É por tudo isso que Ilha Grande é um destino procurado por aqueles que curtem um clima rústico e tranquilo, típico de uma vila de pescadores, apesar de que na alta temporada há bastante movimento.

A grande Ilha Grande reúne mais de cem praias espalhadas por mais de 190 quilômetros quadrados de águas cristalinas cercadas por natureza exuberante que levam ainda a rios e cachoeiras. Mas para desfrutar estes pedacinhos do paraíso, muitas vezes é preciso ir de barco e depois encarar boas trilhas. Lopes Mendes, uma das mais belas praias, com suas areias finas cortadas por riachos, é acessível por trilha saindo da praia dos Magues ou, mais longe, pela Vila do Abraão. Outra, bem menorzinha, mas não menos bela é a Cachadaço, praia selvagem protegida por pedras e costões. Nas praias de Feiticeira e de Flora, pode-se tomar um belo banho de cachoeira. As ondas da Praia do Aventureiro atraem os surfistas. Já as águas claras da Lagoa Azul atraem o pessoal do mergulho, afinal é um verdadeiro aquário natural com peixes tão coloridos que não é preciso mais que um snorkel para apreciá-los em todos os seus detalhes junto com as estrelas-do mar.

Além da transparência da água e da intensa vida marinha, outro fator faz de Ilha Grande um dos pontos mais procurados para mergulho: os naufrágios que ficaram submersos na região.

Agora, se você quer conhecer várias praias em um só dia, opte por um delicioso passeio de barco. Entre os diversos roteiros está o que vai até Japaris, passando por Lagoa Azul, Freguesia de Santana e Saco do Céu. Pode-se optar por passeios que mesclam caminhadas como o que vai até de barco até Palmas, e continua com uma hora de trilha até Lopes Mendes, Ilha do Morcego e Abraãozinho.

Depois de tanta água, é hora de falar sobre o continente. Entre no clima de simplicidade na Vila do Abraão ao ritmo do forró que rola a noite toda nos bares, sem dispensar a boa culinária em pratos à base de frutos do mar, servidos em bons restaurantes.

Os hotéis em Ilha Grande são escassos. As acomodações são feitas em confortáveis pousadas, desde as mais simples às mais incrementadas, com infraestrutura concentrada na Vila Abraão, Praia Grande e Enseada Bananal.

Hotéis e Pousadas em Ilha Grande

 

Fotos de Ilha Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *