São Sebastião

Cada uma das 36 praias de São Sebastião tem seu estilo próprio com estrutura independente, mas todas elas são cercadas pela deslumbrante mata nativa da Serra do Mar. Com mais de cem quilômetros de praias, a cidade localiza-se no litoral norte paulista (aliás, é a mais antiga da região) e é recheada de atrações que agradam turistas de todos os tipos. De uma agitada balada a um revigorante banho de cachoeira, passando por jantares sofisticados, passeios na mata e de barcos, visitas a construções históricas e esportes de aventura, as praias de São Sebastião levam a diferentes programações.

A mais movimentada delas é Maresias, onde a badalação acontece noite e dia. As boas ondas atraem surfistas, que dividem as águas com um público formado a maioria por jovens. Quando a noite chega, muitos são os bares e boates para se optar, mas quem rouba a cena é a casa noturna Sirena, que lota as pistas com muito som eletrônico até o sol raiar. Outras praias movimentadas e famosas pela ótima infraestrutura de pousadas, bares, lojas e restaurantes são Camburi, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una. Estas são bem disputadas especialmente nos feriados e alta temporada, atraindo também muitas famílias em busca de águas calmas.

Passando agora para a trilha do patrimônio histórico, o Centro de São Sebastião concentra locais dignos de se visitar, como a Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra, a Casa de Câmara, a Capela de São Gonçalo, o Convento da Nossa Senhora do Amparo e o Convento Franciscano, além de casarões coloniais e as capelas caiçaras que preservam o traçado original. Na parte mais moderna do centro, a principal atração é outra: uma pista de skate com 7.000 metros quadrados, considerada a maior do país. Nesta região há também o Teatro Municipal e feiras de artesanato em volta de uma grande praça.

Os esportistas também têm sua vez. Há rios e praias ideais para canoagem e trilhas de todos os níveis para os adeptos das caminhadas, com direito a banho de cachoeira no final.

Em relação à hospedagem, existem hotéis em São Sebastião, mas eles são em número bem menor que as pousadas em São Sebastião e apartamentos para locação. Procure uma que fique bem pertinho do mar, isso vai fazer toda a diferença.

Hotéis e Pousadas em São Sebastião

Fotos de São Sebastião

Guarujá

Basta ter um feriadinho para os paulistanos descerem em peso para lá. Há apenas 72 quilômetros da capital, Guarujá é o destino mais concorrido da baixada santista, com fácil acesso pelas rodovias e ligação com outras praias pelo Ferry Boat. Mas ao contrário do que todos sabem, o município reserva atrações para todos os públicos, abrigando inclusive recantos tranquilos.

A cidade vem passando por processo de reurbanização, recebendo investimentos para expandir sua base econômica, o que resulta também em praias mais limpas e alta qualidade de serviços.

As praias costumam oferecer ótima balneabilidade e as mais procuradas são as de Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. Há também a Praia do Tombo, a única do Brasil que possui o selo internacional de qualidade Bandeira Azul em praia urbana. Durante o dia, suas areias ficam lotadas de famílias e à noite as opções vão de restaurantes com opções para todos os gostos ao agito das boates, passando por diversos barzinhos com música ao vivo. Isso sem falar nos shoppings, cinemas e as feirinhas de artesanato para quem adora fazer umas comprinhas.

Outros programas fora das areias são as construções históricas. Neste quesito, o destaque vai para o Forte dos Andradas e seus mirantes que presenteiam com vistas panorâmicas da costa marítima de todo o litoral paulista.

Agora, se você é daqueles que buscam uma fuga do caos urbano, saiba que Guarujá guarda preciosidades como as praias Iporanga, Éden, Branca, Preta e Camburi. O acesso é mais difícil, possível apenas através de trilhas ou barcos, mas as boas ondas e cenário preservado fazem valer a pena a escolha.

Além do turismo ecológico, Guarujá também se diferencia por oferecer determinados nichos específicos de turismo, como o de negócios, de aventura, náutico, religioso e acessível. Ninguém fica de fora.

Quanto aos hotéis em Guarujá, pode-se dizer que o município possui a maior rede hoteleira do litoral de São Paulo, com ampla estrutura que chega a registrar 100% de ocupação em épocas como o Carnaval, quando dezenas de blocos arrastam foliões pelas ruas e escolas de samba vão para a passarela da cidade.

Pousadas e Hotéis em Guarujá

Fotos de Guarujá

Ubatuba

Segundo a prefeitura, a cidade conta com cerca de 185 estabelecimentos de hospedagem. Uma boa opção são as pousadas em Ubatuba, que embora tenham poucos atrativos além do café da manhã, oferecem um excelente custo x benefício. Se o objetivo da visita for relaxar, dê preferência aos hotéis em Ubatuba, que se por um lado são um pouco mais caros do que as pousadas, compensam proporcionando serviços como piscinas, saunas e passeios turísticos.

As praias de Itamambuca e Félix são muito procuradas para a prática de surf devido a suas boas ondas. Se o objetivo é badalação na praia, as mais recomendadas são a Praia Grande e Tenório. Já as praias Domingas Dias e Enseada são recomendadas para famílias com crianças, por serem bem mais tranquilas. Quem busca uma praia mais privativa e isolada pode frequentar as praias Prumirim e Almada, que normalmente ficam desertas e não contam com muita infra-estrutura para serviços praianos.

À noite, as margens das praias Itaguá e cruzeiro são o point ideal para a diversão com restaurantes, bares e boates. Nessa região é possível encontrar restaurantes de todos os tipos e níveis, inclusive alguns de culinária internacional. No entanto, o prato que faz mais sucesso é o Azul-Marinho, um prato típico regional que nada mais é do que peixe com banana.

Hotéis e Pousadas em Ubatuba

Fotos de Ubatuba