Aracaju

Aracaju é famosa, do ponto de vista turístico, pelas suas ruas arborizadas, limpas, pelos encantos da orla de Atalaia, pela infraestrutura da cidade e, por último mas não menos importante, pelas suas praias, que não são as mais procuradas no Nordeste, mas não deixam de ser muito bonitas.

Ciclovias, quiosques, quadras para diversos esportes, além de um oceanário fazem parte dos atrativos da capital do estado do Sergipe. Grande parte dos bares e restaurantes do município estão localizados na Passarela do Carangueijo, ponto turístico gastronômico, imprescindível para quem pretende provar o sabor da culinária local, que tem pratos feitos com carne-de-sol, pirão-de-leite, caranguejo e outros frutos do mar.

Um dos eventos mais famosos da capital do estado de Sergipe é o Forró Caju. A festa possui a capacidade de reunir toda a população e os turistas principalmente. São 11 noites com diversos shows de artistas locais e vindos de outras regiões. O Forró Caju acontece todo mês de junho, trazendo o melhor do ritmo dançante, desde o forró pé-de-serra até o forró eletrônico, mais contemporâneo.

Se você gosta de uma boa festa, se instale em um dos hotéis em Aracaju que são localizados nos arredores da Praça dos Eventos, pois é nessa região onde acontecem as quadrilhas e se ouve bastante o som de instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba. Para matar a fome, é fácil de encontrar amendoim torrado e milho cozido por lá.

Localizadas a menos de 30 quilômetros da cidade, os municípios Laranjeiras e São Cristóvão também preservam as tradições típicas da região. Lá, são organizados festivais folclóricos e é também onde estão guardadas as joias arquitetônicas da colônia. O cânion de Xingó também é um dos destaques turísticos imprescindíveis no roteiro da sua viagem.

O passeio de barco é um dos mais bonitos a serem feitos pelo Nordeste. Feito de escuna ou de catamarã, tem início do município de Canindé, localizado a 200 quilômetros da cidade de Aracaju, e passa pelo rio São Francisco, um dos mais importantes de todo o Brasil. O passeio também dá direito a um mergulho nas águas do cânio de Xingó, esverdeadas e transparentes.

Reserve seu quarto em uma das pousadas em Aracaju e saia para conhecer a praia de Atalaia. Caso queira parar para comer e beber, caminhe até o trecho chamado de Passarela do Caranguejo, pois é lá que fica localizada a maior parte dos bares e restaurantes da região. A vida noturna por lá também é bastante agitada.

Não deixe de conhecer a Crôa do Goré. Trata-se de uma pequena ilha que aparece em decorrência do movimento da maré do rio Vaza-Barris. O acesso só é possível por meio de um povoado de pescadores chamado Mosqueiro, de lá partem barcos, lanchas ou catamarãs que passam por ilhas fluviais, vegetação preservada e manguezais.

Pousadas e Hotéis em Aracajú

Fotos de Aracajú