Teresina

A única capital do Nordeste que não tem praias não deixa de ser menos atrativa por causa disso. Os rios Parnaíba e Poty garantem a alegria de quem não dispensa molhar o corpo. Além disso, restaurantes de qualidade, as diversas praças e a feira de artesanatos também fazem a festa dos turistas.

O passeio turístico mais famoso do município é o do encontro dos rios. Para realiza-lo, basta se dirigir ao Parque Ambiental Encontro dos Rios, situado na região do bairro do Poty Velho, pois é de lá que saem os barcos. Na volta da pequena excursão, aproveite para conhecer os trabalhos produzidos pelo núcleo de ceramistas que existe dentro do parque.

No local, existe um espaço destinado à realização de exposições. O parque também abriga o monumento que remete à lenda do Cabeça-de-Cuida, um personagem bastante conhecido do folclore de Teresina. Se a fome bater, que tal provar um pouco da culinária local em um dos restaurantes estabelecidos por lá, como o Flutuantes?

Se instale em um dos hotéis em Teresina e não perca tempo para visitar a Central de Artesanato Mestre Dezinho, localizada na Praça Pedro II. Lá, é possível encontrar diversos tipos de produtos da arte em madeira. Tal especialidade é o “carro-chefe” do artesanato do estado do Piauí. Costumam estar a venda vários objetos religiosos, como santinhos, além de jogos americanos e inúmeros modelos de bolsas.

Após chegar de viagem e deixar as malas no quarto de uma das pousadas em Teresina, é hora de degustar o sabor da gastronomia da cidade. O outro lado do rio Poty é o lugar certo para você encontrar um ótimo restaurante. Alguns dos pratos mais pedidos são o Capote, feito com galinha d’Angola, a Paçoca, que não tem nada a ver com o doce típico de festa junina, pois é feito com carne-seca desfiada e farinha, a Peixada de Piratinga, que traz batata doce com leite de côco, e o Arroz Maria, também com carne-seca.

Além disso, é imprescindível deixar de provar uma aguardente feita a partir da mandioca, chamada Tiquira. Vá com o estômago aberto e prove também o suco de caju gaseificado e cajuína.

Pousadas e Hotéis em Teresina

Fotos de Teresina